Existe uma mística de que musculação para crianças é prejudicial para o crescimento infantil. No dia 02 de fevereiro de 2015, as notícias de uma suposta blogueira infantil com uma conta no Instagram com mais de 8000 seguidores criou polêmica e diversos comentários contra e a favor. Minha intenção aqui é desmistificar o assunto! Vamos lá!

musculacao-para-criancas

O desenvolvimento ósseo se dá através do impacto que a musculatura causa nessas estruturas. Esse impacto é causado pelas próprias contrações musculares que estimulam a produção óssea e fazem com que o esqueleto da criança se desenvolva de forma saudável. Só por essa afirmativa, seria um pouco absurdo dizer que a musculação é prejudicial para o crescimento das crianças. O preconceito (inclusive de alguns médicos) pode residir no fato de que as epífises ósseas estão em desenvolvimento e podem ser lesionadas. Claro que serão, se a dosagem do exercício não for certa. Lesões acontecerão sempre que essa dosagem individual não for respeitada. E é isso que vai acontecer com uma criança dentro de uma sala de musculação.

Um outro preconceito pode estar no próprio nome “musculação”. Tecnicamente, a musculação é o treinamento de força ou treinamento contra resistência, ou seja, existe a contração muscular para se vencer uma resistência. Que criança nunca brincou de carrinho de mão, levar o coleguinha no “cavalinho”, fazer força pra subir num brinquedo, dentre outras brincadeiras infantis? Na prática, ela está “treinando” contra uma resistência, mas de forma lúdica e respeitando seus limites. Sim, porque quando a criança cansar de carregar seu coleguinha, por exemplo, ela simplesmente vai parar de brincar! Isso é saudável para a criança. O famoso “não corre que você vai se machucar” e “não sobe aí que é perigoso” são os maiores inimigos do desenvolvimento infantil!

Brincar é o melhor treinamento para crianças

Agora vamos para a sala de musculação e vamos definir musculação, grosseiramente, como o treinamento de força orientado e sistematizado. Fatores que pesam contra a presença de crianças na sala de musculação:

O problema da exposição infantil na internet

O fato da pequena “blogueira” estar na academia, a princípio não seria problema, pois ela está acompanhada de um suposto personal trainer – seu próprio pai, apesar do nome dele não constar no registro público de profissionais do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), mas o ideal seria que ela estivesse fazendo algum tipo de trabalho conhecido atualmente como “funcional”, fora do ambiente dos aparelhos de musculação, sob supervisão constante e de forma lúdica. A ludicidade é o maior segredo do desenvolvimento infantil saudável! Brincar é o melhor treinamento para crianças!

Mas outros fatores estão envolvidos na divulgação pública do perfil da pequena Anna Clara Lagares Mansur: a exposição infantil na internet com fotos que podem, inclusive, estimular a pornografia infantil e o estímulo a outros pais permitirem que seus filhos façam o mesmo!

Quer que seu filho cresça de forma saudável? Deixe-o brincar! Coloque ele para fazer alguma atividade esportiva que, dependendo da idade, será conduzida de forma lúdica pelo professor de Educação Física. A partir dos 12, 13 anos, a musculação em academia já poderia ser indicada, mas que, de preferência seja feita com um personal trainer e com atividades alternativas aos aparelhos de musculação.

E você, acha que musculação é prejudicial para crianças? Deixe suas dúvidas sobre ao assunto nos comentários.