Reza a lenda que um sapo bon-vivant andava à toa pela floresta à procura de lugares calmos para descansar. Sempre que via um espelho d’água tranquilo, lá estava ele curtindo a vida despreocupadamente.
Certa feita, em suas andanças, avistou o que parecia um pequenino lago bastante convidativo e imediatamente dentro dele pulou. Água calma e tranquila era realmente a sua praia! À medida que o tempo passava, o sapo sentia que a água começava a ficar mais aquecida. Pensava ele: “Que delícia de água!” A cada minuto, a água esquentava mais e o sapo, sempre acomodado, dizia: “Essa água está ficando quente demais! Vou esperar mais um pouco para ver se ela fica como antes.” Quando sentiu que já não podia mais suportar o calor da água, tentou sair e não conseguiu: “Tarde demais. Agora não tenho mais forças para agir.” E, assim, o sapo ferve no que era uma panela cheia de água.
Sendo
Acomodado
Perde
Oportunidades
Assim, também, muitas vezes agimos de forma cômoda em nossa vida pessoal e nos negócios. Acomodar-se com a situação atual, seja ela qual for, implica em perder oportunidades, uma vez que, permanecendo inerte, deixa-se de analisar os cenários atuais e, conseqüentemente, não se consegue projetar cenários futuros, deixando sua empresa a mercê das intercorrências do mercado.
As mudanças em sua empresa devem começar a partir de você. Você é parte de um todo e, como tal, interfere nesse todo.
“Se você acha que pode ou que não pode, em ambos os casos você tem razão.”
Vencendo
Obstáculos
Conquista
Etapas
Pegue um copo e encha-o de água até a metade. O copo está meio cheio ou meio vazio? Se você respondeu que o copo está meio cheio, provavelmente sua atitude em relação às coisas é mais positiva, o que certamente se reflete, da mesma maneira, nos seus negócios. O contrário também é verdadeiro se sua opinião é que o copo está meio vazio.
Após essa mudança pessoal que irá refletir no rumo do seu negócio, é necessário inovar de forma a se adaptar às rápidas transformações que ocorrem freqüentemente no mundo dos negócios. Em um futuro bem próximo, irá sobreviver a empresa que se adaptar mais rápido a essas mudanças, seja ela grande ou pequena.
Inovar significa quebrar paradigmas. Às vezes, desconstruir para novamente construir, desaprender para reaprender. Não existe uma fórmula mágica para a inovação nos negócios. Uma coisa, porém, é imprescindível: pensar. Pensar, principalmente, baseado em experiências e observações anteriores, trocando o “não” pelo “por que não?”.
Nesse processo, é necessária, ainda, uma troca de experiências. Ouvir seus colaboradores internos, parceiros e clientes ajuda a desenvolver novas idéias. Contudo, deve-se tomar certo cuidado: nem sempre uma solução eficiente para uma determinada empresa é, necessariamente, boa para a sua. Todas as circunstâncias referentes ao seu negócio devem ser minuciosamente analisadas.
Ficar inerte, conformado com sua situação atual – seja ela boa ou ruim – irá fazer você ferver no caldeirão do mercado onde sua empresa está inserida. Livre-se do SAPO que atravanca o crescimento de sua empresa e seja cada vez mais VOCÊ!