A IHRSA – International Health, Racquet & Sportsclub Association lançou, no mês de julho de 2012, o The 2012 IHRSA Global Report: The State of the Health Club Industry. De acordo com o documento, o mercado mundial de academias e clubes geraram uma receita estimada de US$72,7 bilhões de mais de 133.000 estabelecimentos que serviram 129 milhões de associados em 2011.

“De acordo com o forte desempenho nas Américas, a indústria está bem posicionada para um crescimento regular já que os consumidores continuam a valorizar o papel dos clubes e academias na melhoria de sua saúde,” disse Jay Ablondi, vice-presidente executivo da IHRSA para produtos globais.

Os Estados Unidos tiveram 51,4 milhões de associados em 2011, um aumento modesto de 2,4% em relação a 2010. A receita teve um aumento estimado de 5%, gerando US$21,4 bilhões. A IHRSA relata que o Brasil, em segundo lugar – atrás apenas dos Estados Unidos em número total de academias – continua a demonstrar um aumento impressionante. A Austrália e outros países da Ásia também tiveram uma boa performance em 2011. Por outro lado, a Europa registrou um declínio nos parâmetros por causa do atual momento da economia de diversos países. O número de associados na Europa diminuiu de 44,4 milhões para 43,5 milhões, um pequeno decréscimo de 2%.

“Apesar dos desafios, o mercado Europeu abriga alguns dos clubes top de linha,” disse Ablondi. “Health City e Virgin Active – duas redes europeias – em particular, atingiram um aumento significativo ao longo dos últimos anos.” Health City aumentou o número total de unidades de 97 em 2007 para 270 clubes no final de 2011. Virgin Active quase dobrou sua receita, de US$484 milhões em 2007 para US$829 milhões em 2011.

O Global Report da IHRSA traz uma visão geral bastante compreensiva do mercado de academias na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e África. Uma visão das empresas líderes dos mercados, fornecedores e associações também são incluídas no relatório. “Um dos aspectos únicos do Global Report é o perfil de informação que ele traz sobre mais de 270 estabelecimentos associados à IHRSA,” disse Ablondi. “Como uma publicação anual e conveniente para o mercado, é fácil entender porque o Global Report da IHRSA é, sem dúvida, nosso best-seller e a publicação mais requisitada por stakeholders, investidores e pela mídia.”

O relatório é dividido em quatro sessões:

Sobre a IHRSA

A IHRSA é uma associação comercial sem fins lucrativos que representa academias, clubes esportivos, spas, centros de saúde e fornecedores de equipamentos e serviços em nível mundial. Sua missão é proporcionar o crescimento, proteger e promover a industria da saúde e do fitness. Para maiores detalhes, viste a página em inglês ou em português da associação.

Veja aqui a reportagem em inglês.

Acesse esse endereço para adquirir The 2012 IHRSA Global Report: The State of the Health Club Industry.