Uma pesquisa do American College of Sports Medicine com quase 4.000 profissionais do fitness, determinou as tendências para o mercado em 2014. A pesquisa está em seu 8º ano e apresentou 38 opções de respostas, das quais foram listadas as 20 mais votadas. O treinamento intervalado de alta intensidade apareceu pela primeira vez na lista esse ano, mostrando como esse treinamento tem tomado conta das academias em todo o mundo.
Veja abaixo a lista com as 20 tendências do fitness para 2014:
- Treinamento intervalado de alta intensidade: envolve, tipicamente, sessões curtas e intensas de exercícios, não passando dos 30 minutos por sessão.
- Calistenia: o nome antigo para o que hoje se chama de “exercícios com o peso do corpo”. Muitas pessoas pensam que esses exercícios são apenas flexões de braço e flexões na barra fixa, mas as possibilidades são infinitas!
- Especialização do personal trainer: nos Estados Unidos, quem quer ser personal trainer tem que ter uma certificação das diversas entidades habilitadas a oferecer esse diploma. No Brasil, parece que a tendência será uma maior especialização por parte desses profissionais, uma vez que o mercado os absorve cada vez mais e o conhecimento é que fará a diferença entre eles.
- Treinamento de força: a famosa musculação continua em alta nesse ano e tem sido usada, inclusive com populações especiais.
- Exercício e emagrecimento: sempre uma tendência, a combinação do exercício físico com uma dieta orientada garantem resultados positivos para quem quer emagrecer.
- Personal training: uma tendência que começa a se tornar realidade é o treinamento personalizado em pequenos grupos. Ainda assim, mantém-se a eficiência do treinamento, minimizando sensivelmente o custo para o cliente.
- Programas de exercícios para idosos: cada vez mais a população idosa brasileira se conscientiza da necessidade da prática de atividades físicas. Eles podem e querem pagar uma academia, mas as academias estão prontas para receber esse público?
- Treinamento funcional: a essência do treinamento funcional é que ele sirva para alguma coisa específica – uma atividade da vida diária ou alguma prática esportiva. A simples utilização de implementos não garante a “funcionalidade” do treinamento. As academias e profissionais que utilizarem a essência desse tipo de treinamento sairão na frente dos demais.
- Personal training em grupo: como já foi dito, o treinamento personalizado em grupos tende a ser mais econômico para o cliente, permitindo que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de serviço.
- Yoga: com uma variedade de técnicas, pode promover, além da flexibilidade, uma boa dose de fortalecimento muscular. Apesar disso, ainda sofre muitos preconceitos por aqui.
- Exercícios para a prevenção da obesidade infantil: o problema da obesidade infantil começa a se tornar crônico no Brasil e o mercado de academias deveria estar atento a isso e começar a criar programas específicos para esse público. O imbróglio que há algum tempo envolve a prática da Educação Física nas escolas (ou a falta dela), ajuda – e muito – a aumentar os índices de obesidade infantil.
- Ginástica laboral: atividade bem conhecida e praticada por aqui; o grande desafio é melhorar cada vez mais a forma de aplicá-la e como vendê-la para cada vez mais empresas. Uma boa estratégia é mostrar o custo-benefício levando-se em conta o combate ao absenteísmo.
- Core training: atividade que pressupões o condicionamento específico da musculatura do abdômen, do tórax e da coluna vertebral. O treinamento dos músculos do core melhoram a a estabilidade do tronco e transfere isso para as extremidades, ajudando a melhorar os movimentos executados na vida diária ou em atividades esportivas.
- Atividades externas: isso já foi estudado e comprovado que atividades ao ar livre (coloque isso na categoria “eventos em academias”) ajudam a reter clientes. Nesse sentido, vale fazer uma parceria com alguma empresa que ofereça esse tipo de serviço ou contratar profissionais para sua academia que tenham habilidades em esportes de aventura em geral. Grupos de corrida também são uma ótima opção.
- Treinamento em circuito: pode ser comparado ao treinamento intervalado de alta intensidade, mas claro, com uma intensidade menor. O objetivo é completar uma sequência de 6 a 10 exercícios com número de repetições pré-determinados. Bastante utilizado também para economizar tempo nas sessões de treinamento.
- Avaliações físicas: aparece nessa pesquisa apenas a partir de 2013, mas já se sabe que a visualização dos resultados tende a reter mais o cliente na academia. Nesse sentido, vale disciplinar o cliente desde o primeiro momento e treinar seus profissionais sobre como medir e avaliar e como utilizar os dados na prescrição do treinamento. Fundamental é saber dar o feedback para o cliente sobre os resultados da avaliação.
- Wellness coaching: esse tipo de serviço, no Brasil, é, muitas vezes absorvido pelo próprio professor ou personal trainer. O aconselhamento, por aqui, ainda não é valorizado a ponto de se pagar por ele. Mas fica a dica para você valorizar os seus serviços acrescentando esse item no seu portfólio de serviços.
- Treinamento específico para esportes: com o avanço das tecnologias e estudos sobre a performance de atletas, quem detém o conhecimento específico para cada esporte pode ter um campo muito aberto a partir desse ano, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
- Programas de saúde para o trabalhador: a ginástica laboral é apenas um dos componentes dessa tendência. No Brasil, as SIPATs (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) são uma excelente forma de se conscientizar os trabalhadores dos benefícios da mudança para um estilo de vida mais saudável. Subsídios para se matricular em academias e outras atividades esportivas são outras formas de se promover a saúde do trabalhador. Já pensou em vender um projeto desse tipo para alguma empresa?
- Boot camp: uma aula de alta intensidade que simula atividades conduzidas em quarteis militares. Ainda não é muito popúlar por aqui, que tal desenvolvê-la em sua academia?
Vale lembrar que essa é uma pesquisa mundial (acesse aqui a pesquisa completa), ou seja, as tendências englobam o mercado fitness de todo o mundo. O spinning e a Zumba não estão presentes nessa lista, mas continuam muito populares por aqui!