O sedentarismo é causa de muitas doenças da era moderna, como a hipertensão arterial, doenças coronarianas, diabetes, obesidade, dentre outras. Uma vida sedentária pode levar a uma condição fisiológica semelhante a de quem precisa ficar durante muito tempo acamado ou de quem é portador da Síndrome da Taquicardia Postural Ortostática (POTS), caracterizada, dentre outras, por uma excessiva elevação da frequência cardíaca ao se levantar, uma elevada resposta dessa mesma frequência cardíaca a uma determinada intensidade de exercício ou uma baixa capacidade de se exercitar. Nas pessoas sedentárias, essas características também estão presentes, assim como atrofia do coração, baixo volume sanguíneo, hipotrofia muscular, além de outras alterações metabólicas e estruturais. Como essas condições são similares em sua fisiopatologia (POTS e sedentarismo), cientistas estudaram o efeito do exercício em portadores dessa síndrome e demonstraram que 3 meses de exercícios podem melhorar e reverter os sintomas dela.
O exercício pode ser remédio para muitas doenças
Apesar disso, muitos médicos prescrevem medicamentos para tratar muitos sintomas de diversas doenças que têm como causa, em sua raiz, a falta de atividade física. Não é culpa deles, pois muitas vezes a desinformação não permite que eles recomendem exercícios como paliativos das doenças. Além disso, a desinformação da população em geral também gera uma corrida aos consultórios, mantendo essas pessoas cada vez mais longe de uma vida mais ativa. Não obstante a prescrição dos medicamentos para se combater as doenças, muitas delas não têm seus efeitos revertidos ou extintos.
Sendo assim, o American College of Sports Medicine, entidade internacional que “dita” as regras referentes à prática de atividades físicas – sempre baseadas em pesquisas científicas – lançou o programa “Exercise is medicine” onde incentiva os médicos a recomendarem, para qualquer tipo de doença, a prática de atividades físicas orientadas como paliativo no tratamento.
Dicas para começar a se exercitar
Além disso, o programa estimula a população em geral a começar um programa de exercícios e abaixo seguem alguns passos para você começar a ter uma vida mais ativa:
- Separe algum dia para fazer exercícios, de modo que eles passem a fazer parte da sua rotina.
- Escolha um atividade cardiovascular que você goste como nadar, pedalar, caminhar ou correr. O ideal é que você pratique essas atividades é uma intensidade moderada e, para se ter um parâmetro, essa intensidade é quando sua frequência cardíaca aumenta além dos níveis de repouso e você começa a suar, mas ainda pode manter uma conversa normal
- Comece com 15 minutos dessas atividades por dia e acrescente 5 minutos por semana até atingir 30 minutos de atividade com intensidade moderada pelo menos 5 dias por semana. Você também pode alternar com exercícios mais intensos 3 vezes por semana.
- Comece um programa de exercícios com peso, mais conhecido como musculação, pelo menos 2 vezes por semana, sempre sob a supervisão de um professor de Educação Física.
Lembre-se que essa recomendações são para se manter uma vida mais ativa e prevenir ou “remediar” muitas doenças, principalmente as citadas anteriormente. Para se exercitar visando à perda de peso, pode ser necessário mais tempo praticando as atividade e/ou intensidades mais altas.
Quer começar um programa de atividades físicas? A L.A. Fitness Solutions pode ajudar!