Muitos praticantes de musculação desconhecem a quantidade de proteína e calorias necessárias para ganhos de hipertrofia e força. Diversos estudos científicos são realizados para se estudar a quantidade de nutrientes necessárias com vistas a esse objetivo.

hipertrofiaEm termos de calorias para se conseguir bons ganhos de hipertrofia, é necessária a ingestão diária de 44 a 50 kilocalorias por quilo Kcal/Kg de massa corporal. Se você pensar em uma pessoa de 80Kg que deseja hipertrofiar, isso significa cerca de 4.000Kcal por dia, muito mais do que as recomendações nutricionais para pessoas que não praticam atividades físicas. No caso das proteínas, são necessárias de 1,2 a 2 gramas por quilo de massa corporal todos os dias, resultando em cerca de 160g diárias de proteína para uma pessoa de cerca de 80Kg.

Dentre as fontes de proteínas existentes, o whey protein tem o mais alto valor biológico, ou seja, a ingestão dessa substância leva a uma rápida síntese proteica nos tecidos do corpo humano, além de fornecer todos os aminoácidos essenciais necessários para o bom funcionamento do corpo humano, quando comparado ao leite de vaca integral ou à caseína, a proteína predominante no leite de vaca.

Para se ingerir uma boa quantidade diária de proteína o suplemento nutricional tipo whey protein pode ser uma boa estratégia para aqueles que desejem aumentar a massa muscular e a força.

Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo científico “Os efeitos da proteína na hipertrofia muscular e na força”

Veja aqui como ganhar mais massa muscular com dicas de uma nutricionista!