andador-infantilUma ação civil pública impetrada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) contra a venda de andadores infantis teve liminar favorável concedida pela justiça do Rio Grande do Sul. A SBP alega que o equipamento leva as crianças a risco de acidentes graves, podendo levar à morte! Um estudo feito pelo INMETRO reprovou todas as marcas analisadas. Veja a análise completa aqui.

Apesar de ainda caber recurso, a decisão pode ser considerada uma vitória para todos os profissionais de Educação Física que veem no aparelho um obstáculo ao desenvolvimento motor das crianças!

Em entrevista à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a médica ortopedista Paola Franzolin disse que não há estudos que comprovem danos motores em crianças que usaram andador. Segundo ela, várias teorias podem explicar o arqueamento das pernas das crianças que usam andadores.

Quem entende de desenvolvimento motor sabe que a consolidação das estruturas psicomotoras fica prejudicada com a utilização desses equipamentos, uma vez que a criança não tem os estímulos necessários do terreno que explora para o correto desenvolvimento delas.

Criança precisa de estímulo para se desenvolver, você não concorda?