Já publicamos um post sobre a prevenção e tratamento da canelite e como muitas pessoas entraram em contato principalmente por e-mail, resolvemos publicar algumas dicas a mais para acabar de vez com esse problema. De forma bem objetiva, o melhor para evitar esse transtorno é um programa de condicionamento para o complexo articular do tornozelo (não descarte o condicionamento físico geral), que envolva o treinamento de força e a progressão gradativa do treinamento de corrida/caminhada.
Abaixo você encontra um programinha de condicionamento básico, mas nunca descarte o auxílio de um professor de Educação Física habilitado para acompanhar seu programa:
QUER ACABAR COM A CANELITE E MELHORAR O CONDICIONAMENTO?
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES CLICANDO AQUI.
Alongamento da região anterior da perna: de joelhos no chão, sente-se sobre as pernas como na figura 1 e mantenha a posição por cerca de 20 segundos.
Alongamento da região posterior da perna: de pé, mãos encostadas na parede, uma perna flexionada à frente, a outra estendida para trás, com o calcanhar tocando o chão, como demonstrado na figura 2. Mantenha a posição por cerca de 20 segundos.
Flexão plantar: fique de pé, com a parte mais “gorda” da sola do pé apoiada na beirada de um degrau. Levante o corpo ficando na ponta dos pés e desça até que a articulação do tornozelo fique em dorsiflexão. Faça 15 movimentos, descanse de 40 a 60 segundos e repita tudo mais duas vezes.
Dorsiflexão: sente-se em uma superfície onde suas pernas fiquem soltas. Levante a ponta do pé como se fosse tocá-lo na canela e segure a posição por cerca de 20 segundos. Descanse de 20 a 40 segundos e repita tudo mais quatro vezes.
Caminhada/corrida: se você não é praticante, comece com uma simples caminhada, em um ritmo que você costuma desenvolver enquanto caminha no dia a dia por 30 minutos. Aumente gradativamente a velocidade e o tempo da caminhada e somente depois de cerca de 10 sessões, comece a correr lentamente, também aumentando gradativamente o tempo e a velocidade. Procure alternar as superfícies (macias/mais duras – grama e asfalto, por exemplo).
Lembre-se de sempre pedir a orientação de um professor de Educação Física e, se sentir os sintomas da canelite, siga nossas orientações nesse link. Se os sintomas persistirem, interrompa as atividades e procure um médico para um melhor diagnóstico.
Entre em contato se quiser melhorar o seu treinamento para corridas. Montamos sua planilha e fazemos o acompanhamento de seus treinos para emagrecimento e melhora da performance!
Pingback: Canelite - prevenção e tratamento | L.A. Fitness
Eu estou bastante preocupado, pois estou com amis de quinze dias sem poder fazer atividade,que é é minha caminhada diária que eu faço de 10 Km por dia, mais infelizmente apareceu essa bendita canelite, e ja fiz o que deveria ser feito, que foi procurar o meu ortopedista, ele diagnosticou que era canelite, por sinal estou fazendo tratamento com gelo, estou sendo acompanhado por meu fisioterapeuta, e a dor deu alaviada, mais voltou, agora no dia 21 irei fazer uma ressonância magnética. Qual a orientação que vocês podem fazer?
João,
Estamos entrando em contato por e-mail para melhor orientação.
Bom dia faço FITNESS vezes na semana estou sentindo muitas dores nessa parte da perna meu professor disse que é CANELITE estava fazendo o fortalecimento com a LIGA mais sempre após os treinos fisicos tipo: pulando cones, correndo em disparadas a dor volta não consigo nem jogar apos os treinos fisicos. Parece que a dor vem com mais força. O que você me recomenda.
Bruce,
Recomendo que procure um médico para verificar como está o seu problema e peça ao seu professor para rever seu treinamento.
Ola… estou enfrentando essa tal canelite… e o pior é que daqui um mes tenho que correr 2400 km por causa de um concurso… estou alternando os dias de treino.. e para correr preciso tomar antiinflamatorio, nao posso parar de treinar senao nao estarei apta no dia da prova. tem problema continuar treinando? sinto dores depois do treino, estou com esse problema a quase um mes.. obrigada .. aguardo resposta
Sobre a matéria descrita acima, gostaria de saber se estes alongamentos para tratar a canelite, devem ser feitos antes ou depois das atividades físicas e se é aconselhável faze-los mesmo no dia em que não irei praticar exercícios?
Aguardo retorno
Att
Ruy
Ruy,
Procure fazer esses alongamentos antes e depois dos exercícios e não há problemas em fazê-los nos dias em que não fizer exercícios.
Que profissional da área médica pode avaliar o problema?
Que exames clínicos são recomendados?
Problemas de postura dos pés pode provocar a canelite?
O Uso de infra vermelho ou compressa quente é recomendado?
Julio,
Consulte um ortopedista para saber qual o melhor tratamento para os seus sintomas.
Estou com muitas dores na canela . Sera que e canelite . So doi a noite ao deitar , me obriga a levantar de tanta dor . 90% na perna esquerda . Fiz tratamento com artrovile , xefo 8 mg , oscal-d ,osteoform 70mg ,. Tomo há 30 dias e nada . Toda noite a dor vem , como um coração que bate . Me oriente . Já consultei 3 vezes o reumatologista e nada de sarar . Atenciosamente . Zuleide
Zuleide,
É necessário que seu médico solicite alguns exames complementares para se fechar um diagnóstico. Além disso, você não relatou se as dores são proveninetes de exercícios ou se aparecem de outra forma.
Senhores;
Eu Marcos tenho 28 anos e estou com muitas dores na parte inferior no osso da perna (tíbia) isso ocorreu depois que aumentei a quantidade de futebol entre amigos durante a semana, de uma pra 3,sendo reversados em campos society e quadra; e agora queria saber o que posso fazer para que não venha ocorrer mas essas dores e que eu possa voltar minhas atividades físicas na mesma possibilidade de efetuar os 3 jogos por semana; gostaria de ser ajudado.
Marcos,
Para toda atividade é necessário uma preparação prévia e a causa de suas dores pode ter sido o aumento da frequência da atividade. Consulte um médico para confirmar se o diagnóstico é mesmo de canelite.
eu so vendedor de bala e tenho fortes dores nessa parte da perna guando eu corro tenho muitas dores hj mesmo eu tive q ir embora e coloca uma faixa ai paro um pouco mais guando eu corro as dores vem de novo tem vez q não me aguento q ate caio no chão de tanta dor eu corro das 7h da manha ate as 14h da tarde sem para gostaria de umas ticas se e melhor eu para ou me trata com mais intensidada
Fabricio,
Você corre durante sua atividade de trabalho? O excesso da corrida, com certeza vai causar problemas nessa região da perna!
Surgiu uma dor na minha coxa, apos eu ficar muito tempo, com a mão direita apoiada nela enquanto fiquei muito tensa no site da receita federal, já fiz ultrasonografia, já fui medicada e não consigo caminhas normalmente, a fisioterapia não está resolvendo, a perna não fica fixa, continu mancando. Por favor pode me passar alguma orientação, os quaais exercicios posso fazer? já cheguei a conclusão que a perna doi quando fico nervosa.
Josinete,
Qual foi o diagnóstico do médico? Procure um outro especialista para ver qual a relação que existe entre sua dor e o fato de ficar nervosa.
Olá! Não sinto dor, porém, na perna esquerda, sinto um formigamento que toma conta da metade inferior da canela até o pé, isso quando jogo futebol. Claramente, isso me prejudica muito, pois fico com a região formigada, atrapalhando o desempenho.
Parei de fazer o exercício chamado “Leg Press” na academia (pratico musculação) pois achei que esse seria o grande causador, devido a carga elevada que coloco. Sabes me informar o profissional que devo recorrer? Devo fazer um tratamento ou agora, sem pressionar essa parte da perna por conta do “leg press”, a minha canela irá recuperar com o tempo sem precisar de tratamento algum? Obrigado pela atenção, Daniel.
Daniel,
Seu problema parece ter a ver com o pinçamento de algum nervo que passa por essa região. Procure um neurologista para avaliar melhor o caso e, por enquanto, evite fazer exercícios que causem esse formigamento.
olá, eu sinto a dor na canela depois de alguns minutos correndo. Quando cesso a corrida logo para. Fiz os alongamentos descritos no site, porém não melhorou muito. Quando caminho não dói nada, posso andar quilômetros que nada sinto. Como posso acabar com a dor?
Melqui,
Nossas orientações são para serem utilizadas como se fosse um tratamento. Se a dor ficar muito insuportável, tente parar de correr e continuar seguindo nossas sugestões. Um treinamento bem orientado também pode ajudar a minimizar os problemas da canelite, conforme temos observado nos atletas da L.A. Fitness Runners. Conheça melhor a nossa proposta de trabalho em
Olá, comecei a correr a 3 meses, no inicio senti dor nas canelas, fiz um tratamento de gelo e tal, mas nao adianto muito, procurei um medico ele me recomendo a fazer menos atividade fisica, dae parei com o kingboxe, fiquei fazendo corrida e musculação, durante 2 semanas nao senti mais dor, nesse tempo corri 18km domingo, quarta 5km, domingo fui correr a maratona 4 estaçoes adidas 10km, corri bem sem dor baixei tempo e tudo, quarta fui correr começo as dores de novo, quinta corri 3km tive que parar, depois que parei doia mais ainda, ate pra caminhar, o que voce me recomenda ? sempre fiz atividade fisica tenho 29 anos
Olá. Tenho essa maldita canelite nas duas pernas há 3 anos. Sempre fiz compressa de gelo no local, já tomei e passei anti-inflamatório, evitei corridas e nada, a dor passa, mas quando eu volto a jogar futebol, por exemplo, a dor volta. Será que você recomendaria um outro tipo de tratamento? Desda já agradeço.
Leonardo Allevato, preciso me comunicar com vc sobre esse assunto, pois tenho a canelite há quase 3 anos. Como tratar ela, pois já está crônica. Se possível entrar em contato por email. Grato.
Boa tarde! li sua matéria , estou com canelite, já fui ao médio estou tomando medicações e ele falou para ficar 60 dias sem atividade física, mas gostaria de saber se tem algo a mais que posso fazer , o gelo estou fazendo por minha conta, a dor é simplesmente insuportável sera q não vou poder voltar a correr?
Regina,
Como estão as dores? Já melhorou completamente? Conseguiu voltar a correr? Esse problema pode ser recorrente dependendo de como você esteja desenvolvendo seu treinamento. Já conhece a L.A. Fitness Runners?
estou com uma canelite desde 28 de agosto, no dia 25 de agosto fiz uma corrida de 10km onde me senti muito bem corri para 54min, mas como teria uma corrida de 8km no dia 7 setembro, quis continuar com treinos fortes, onde no dia que estava fazendo musculação para MMII peguei peso demais onde tive uma canelite que está até hoje. Já tomei AINEs, compressas de gelo regular, repouso de corrida e fortalecimento, mas sempre quando tento voltar a corrida a dor volta como pode me ajudar? obrigado pela atenção. Fernando Rodrigues
Olá, na vdd já senti muito essa dor um ano atrás qdo comecei a treinar, na caminhada rápida doía muito, até q depois parou. Fiquei 6 meses parada e agora voltei a treinar, porém a minha canela dói muito na aula de jump, preciso interromper a aula, parar um pouco logo a dor some, mas é só começar a pular q logo volta… o que devo fazer nesse caso? Obrigada! 🙂
Estou sentindo essas dores já faz uns dois meses, mas sempre continuei correndo pq raramente essas dores me atrapalhavam ao correr mas ontem fui correr e senti muita dor, eu no inicio, como nao sabia que se tratava disso, fiquei umas 2 semanas sem correr mas nao fiz esse tratamento para estar melhorando da canelite. Gostaria de saber se tenho que ficar parado por algum tempo enquanto realizo esses alongamentos e trato com algum analgésico? Preferencialmente, preferia nao parar pois corro por conta de um concurso que irei realizar.
Abraço
Leonardo,
As orientações no nossos site são para serem utilizadas como se fosse um tratamento contínuo e não somente quando você tiver dores. A tendência é melhorar sempre! Há que se ver, tanbém a questão do seu treinamento para o concurso para que você não se lesione e perca essa oportunidade. Você já conhece a L.A. Fitness Runners?
A princípio não existe nenhuma relação da alimentação com o desaparecimento dos sintomas da canelite.
Também gostaria de saber se com uma certa alimentação, a canelite pode ser sarada mais rapidamente?
Olá, eu sinto dores na tíbia logo depois de correr muito. Dói por toda a parte interna da canela e, as vezes, na parte externa uma dor bem pequena. O que pode ser feito?
Rafael,
Os sintomas geralmente desaparecem seguindo as orientações em nosso site. Se não desaparecerem, convém consultar um médico para uma melhor avaliação. Se você corre regularmente, é conveniente ter um treinamento bem estruturado. Você já conhece a L.A. Fitness Runners?
Leonardo, estou com dores nas canelas já fazem mais de um ano.
Sempre que jogo futebol seguidamente as dores aparecem muito forte.
O que devo fazer ? Não aguento mais.
Julio,
É necessário saber mais detalhes sobre seu histórico: você está acima do peso? Faz alguma outra atividade física sem ser o futebol? Joga há muito tempo? Que tipo de atividade profissional você desempenha? De qualquer maneira, seguindo as orientações em nosso site, os sintomas tendem a desaparecer.
Estou com esse problema, ja tratei duas vezes, inclusive com fisioterapia, mas insiste em voltar. O que faço? Peso normal, pratico corrida.
Tulio,
Seguindo as orientações em nosso site, os sintomas tendem a desaparecer. Vale lembrar que esses procedimentos não são para serem feitos apenas quando estiver sentindo dor, deve-se fazê-los durante algum tempo (ou sempre) para que os sintomas não apareçam mais.
Já não sei mais o que fazer. Em janeiro de 2013 eu comecei a correr, porém o fiz de maneira totalmente inadequada. Uso de tênis impróprio, corrida em superfície irregular e intensidade muito elevada me garantiram desenvolver a maldita canelite logo na primeira vez. Desde então o tratamento conservador tem falhado. Repouso, alongamento, uso de tênis correto (e minha pisada é neutra), evolução inteligente da corrida… nada funciona. A dor passa, ok, mas sempre que volto a correr, ela volta. E eu não volto a correr do nada, faço uma progressão que passa pela caminhada, trote, e só então a corrida, e nem é grande coisa. Como treino (treinava, agora já passei) para o concurso do exército, sempre focava no teste de cooper (o quanto se consegue correr em 12 minutos), mas mesmo assim a dor sempre voltou. A cirurgia poderia ser indicada? Ela realmente funciona?
Boa tarde,
Estou com um problema parecido com este nas duas pernas, más não dizer se é canelite ou algo parecido. Já fui em quatro médicos, onde fizeram exames (ossos, músculos, artérias e veias), sendo que no final, disseram que não tem nada, está tudo em ordem….
As dores começam de uma hora para outra, sem aviso do dia. Acontecem nas duas pernas ou em uma só, quando estou andando e por volta de menos de 1km já começam a doer, incham fazendo com que não consiga andar direito. As dores são na parte frontal e lateral da parte externa da perna. Caso continue andando ou correndo, começa a doer mais e mais até chegar o ponto que meu pé começa a enformiga e caso continua mais, a dor e o enformigamento param….
O único esporte que posso fazer onde não haja este incomodo é quando ando de bicicleta.
Sei que, só com isso, você não saberá dizer em cheio o que tenho, más deverá ter mais conhecimento para me dizer o que devo fazer…
Obrigado.
Marcos,
A melhor maneira de melhorar as dores, além de seguir as orientações em nosso site, é estruturar seu treinamento de caminhada/corrida com um profissional de Educação Física. Conheça a proposta da L.A. Fitness Runners.
Leonardo, gostei das dicas, são bem fáceis de serem realizadas.
Há alguma meia (compressora) que auxilie na prevenção ou é somente o fortalecimento da região? Obrigado.
Maurício,
O fortalecimento/alongamento da região é sempre o mais indicado, pois as meias de compressão podem mascarar um problema existente.
Tenho muita dor na canela isso faz que eu pare de correr até ao andar dói, pois é uma dor insuportável uma dor cansada, parece que minha canela vai rachar. O que faço .
Claudiany,
O ideal é ter um treinamento de corrida estruturado e seguir as orientações do nosso site mesmo quando você NÃO estiver sentindo dores.
Conheça a proposta da L.A. Fitness Runners
Olá! Qual a freqüência indicada para fazer esses exercícios de fortalecimento sugeridos neste post?
Boa Tarde, Leonardo Allevato
Meu Nome é Felipe, Tenho 19 Anos
Enfim, estou em busca de exercicios para fazer perda de peso
pós estou muito acima do meu limite, eu queria muito fazer umas
corridas na Rua com meus amigos, mais quando começo a correr, sinto fortes dores na canela, bem, fui afundo pesquisando sobre essa dor, e eu descobri que é CANELITE, e eu queria acabar de vez com essa dor insuportavel, chega a certo ponto, em que eu não consigo mais andar de tanta dor, tenho que ficar parado uns 15~20min para voltar a caminhar, e no dia seguinte sinto algumas dores ainda
URGENTE: Tenho um TESTE DE AVALIAÇÃO FÍSICA valendo um emprego em um concurso que passei pra fazer dia 26/09 e ontem (dia 08/09) senti a maldita canelite no treino. Estou desesperado pois tenho alergia a medicamentos e preciso treinar o quanto antes. O que devo fazer enquanto sinto essa canelite? Treinar na academia? Não posso parar… É meu futuro em jogo…
Também tenho canelite e por conta disso estou caminhando apenas 7 kms.As dores qdo eu acelero um pouco mais que o normal chega a ser insuportável,queima….Algum remedio p passar para poder andar mais?
Pingback: Musculação e corrida, uma combinação perfeita! | L.A. Fitness
Adorei a matéria, é tudo que eu estava procurando para saber se melhora ou não com esses exercícios, pois ainda não marquei uma consulta para saber se realmente é canelite.
Sinto bastante essas dores quando faço corrida e pratico futebol, fica uma dor insustentável
Mas pelo que me informei e que li os sintomas são bem parecidos, gostaria apenas de tirar uma duvida, pois todas as matérias que li não vi relatos que fica inchado na canela, no caso na minha canela bem do lado de fora fica uma bola inchada que incomoda e dói muito.
Fico no aguardo da resposta por email
Desde já agradecido
a minha dor nw sei se e canelite … na minha canela parece ser um machucado pequeno ou uma cicatriz mais dentro dela tem umas veias pequenas fazendo ficar vermelinho … quando eu vou correr ela doi … fui colocar gelo no local doi mais ainda ai nem coloquei mais gelo.. meu professor falou pra colocar gelo mais doi.. sera que melhor colocar gelo assim mesmo ou passar alguma pomada ou ir ao medico?
Estou com esse tipo de dor há uns meses . Não sei o que acontece, desde pequena sempre fui muito ativa, fazia educação física, corria e andava muito. Não sentia nada. Hoje, aos 24 anos, estou um pouco sedentária, embora eu seja muito magra e logo de manhã caminho muito para chegar ao trabalho. Fico com uma dor insuportável que dá a sensação da panturrilha, pernas, estarem travando, seria canelite? ano que vem pretendo praticar Tênis, será que a prática do esporte poderia piorar?
Olá, estou com esse problema desde abril do ano passado. Os médicos falam sempre as mesmas coisas, 30 a 60 dias de repouso, fisioterapia, gelo e voltar a correr um superfície macia, afirmam que não voltará a doer. Já fiz isso umas 4 vezes e área hoje nada. Já fiz palmilhas ortopédicas e mesmo assim nada de melhorar.
Olá, meu ortopedista desse que tenho canelite, não estou conseguindo correr, só que vou passar por uma prova física por estes próximos meses… O que posso fazer obter êxito em minha prova?
boa noite
meu nome é Dyou, tenho 24 anos, peso 85Kg altura 1,72 Bf 15%
estou com muita dor na canela e acima do tornozelo, ainda nao fui no medico para ser diagnosticado, mais acredito que seja canelite, a dor só vem quando vou jogar bola,dói muito na regiao da tibia e acima do tornozelo, pratico academia diariamente, queria saber se tem algum remedio ou anti-inflamatorio especifico que pode me ajudar
Olà eu comecei a fazer aula de zumba umas duas semanas e apareceu uma dor muito forte durante as aulas nas canelas mas quando eu paro a dor some. O que vc acha isso pode ser canelite? O que posso fazer?
Pingback: Como melhorar o desempenho na corrida | L.A. Fitness
Bom dia, NÃO AGUENTO MAIS ESSAS DORES NAS PERNAS, JOGO BASTANTE FUTEBOL, EM QUADRA E TAMBÉM EM CAMPO, SÓ QUE SE EU JOGAR NA QUARTA SÓ CONSIGO JOGA DE NOVO EM UMA SEMANA, POIS A DOR É FORTE, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, DA VONTADE DE PARAR DE JOGAR, QUANDO ESTOU COM MUITA DOR LIGO O CHUVEIRO NO FRIO E DEIXO AS PERNAS EM BAIXO, PARECE QUE ALIVIA A DOR..
OBRIGADO E SE PUDER ME AJUDAR FICAREI GRATO
Olá tenho 26 anos 1,77 de altura e 110 kg, toda vez que faço algum exercício físico pouco tempo depois de começar minha perna doe muito, incha e fica dura a dor é na canela o que pode ser
Bom dia ! sinto muita dor desdo inicio do peito do pe ate o fim da canela mesmo corendo no asfalto ou na grama , com aprocimadamente 15 min de corrida minha canela comessa lateja como se tivese o sangue preso muita dor ! tem algum tipo de medicamento que pode ser usado ou so mesmo os alongamentos ?
pois fasso ous alongamento toda vez antes de fazer exercicios .
Ola eu tenho 15 anos e estou tendo muita dificuldade por causa de dor na canela e debaixo da. Panturrilha , procurei um medico e ele disse q nao tinha nada , mandou eu tomar um analgésico mas nao melhorou , sera que isto e canelite ?
Oi tudo bem? Eu estou praticando corrida a mais ou menos três semanas e estou com muitas dores nas juntas dos meus pés… Gostaria de saber oq pode ser? E o que gazer para tratar?….
Oi tudo bem? Eu estou praticando corrida a mais ou menos três semanas e estou com muitas dores nas juntas dos meus pés como se fosse uma queimaçao… Gostaria de saber oq pode ser? E o que fazer para tratar?….
Oi sou Monique 16 anos, à um tempo ando treinando corrida, e do nada apareceu essa dor na canela, será canelite ? Logo após o treino ela aparece frequente, e durante o treino sei que ela está presente mas ainda ausente, esses alongamentos ajudam ? E gelo ?
Tenho canelite, fiz tratamento, melhorou, mas se eu forçar volta a doer, pelo jeito não tem cura, outra dúvida pedalar pode prejudicar a dor?
Dr. Tenho sores na parte interna da canela ha alguns meses, quando voltei a correr, já troquei de tênis, tomei anti-inflamatórios, fiz tratamento com gelo, e ate agora nada de sumir as dores no momento da corrida.
Jogo Handebol também, e os treinos são bem intensos, e as dores estão me atrapalhando muito, já fiquei 4 meses sem correr e jogar, mais quando retornei, as dores também retornaram junto.
E agora, o que fazer, chega a ser desesperador, pois não quero abandonar o handebol, mais pelo visto vai ser o jeito!
Eu comecei a sobre de canelite pois estava fui jogar bola com meu irmao e quando vomtei para casa minha canela doía bastante de inicio fiz compredds com agua gelada e gel e aliviou bastante as dores e quando fui jogar bola voltou a doer.
Queria saber se estar acima do peso influência em alguma coisa e se influencia que medico devo procurar.
Eu comecei a sofrer de canelite pois estava fui jogar bola com meu irmao e quando vomtei para casa minha canela doía bastante de inicio fiz compredds com agua gelada e gel e aliviou bastante as dores e quando fui jogar bola voltou a doer.
Queria saber se estar acima do peso influência em alguma coisa e se influencia que medico devo procura? .
ESTOU COM ESSE PROBLEMA, O CURIOSO É: SÓ OCORRE QUANDO CORRO NA ESTEIRA OU ASFALTO. FUI JOGAR FUTEBOL NA GRAMA E NÃO SENTI NADA.
Sempre qdo treino sinto muita dor na região de traz baixo ao joelho, queima muito tenho que parar, e ao parar para a dor. Oque faço?
Olá
Gostaria de uma ajuda, eu trabalho a noite serviço pesado exige das pernas,faço musculação,quando jogo muito futebol começa às dores na canela,e chego a sair de campo mancando sem se quer poder andar direito, boto gelo melhora