energeticos-e-termogenicosO JISSN, periódico da International Society of Sports Nutrition, é focado na pesquisa dos efeitos agudos e crônicos da nutrição esportiva e estratégias de suplementação na composição corporal, no metabolismo e na performance. Abaixo selecionamos 8 artigos sobre os efeitos dos termogênicos e energéticos na composição corporal. Saiba mais sobre os efeitos dos termogênicos aqui.

  1. Artigo: Metabolic responses to the acute ingestion of two commercially available carbonated beverages: A pilot study.
    (Respostas metabólicas a uma ingestão aguda de duas bebidas carbonadas comercialmente disponíveis: um estudo piloto)
    Autores: Ron W Mendel and Jennifer E Hofheins
    Resumo: O objetivo desse estudo foi compara o efeito de duas bebidas na taxa metabólica, medida na pré-ingestão e três horas após. Os resultados mostraram que essas bebidas têm um efeito termogênico quando ingeridas de forma aguda, mas não há comprovação de seus efeitos crônicos. Leia aqui o artigo completo.
  2. Artigo: Acute effects of ingesting a commercial thermogenic drink on changes in energy expenditure and markers of lipolysis.
    (Efeitos agudos da ingestão de um termogênico no gasto energético e nos marcadores de lipólise)
    Autores: Vincent J Dalbo, Michael D Roberts, Jeffrey R Stout and Chad M Kerksick
    Resumo: Nesse estudo foram medidos a altura, o peso, a frequência cardíaca, a pressão arterial, a taxa metabólica basal, a taxa de troca respiratória e as concentrações de glicerol e ácidos graxos livres, As medições foram realizadas 30, 60, 120 e 180 minutos após a ingestão da bebida. Os resultados mostraram um aumento na taxa de troca respiratória e nas concentrações de glicerol e ácidos graxos livres. Leia aqui o artigo completo.
  3. Artigo: Thermogenic effect of an acute ingestion of a weight loss supplement.
    (Efeito termogênico da ingestão aguda de um suplemento para perda de peso)
    Autores: Jay R Hoffman, Jie Kang, Nicholas A Ratamess, Stefanie L Rashti, Christopher P Tranchina and Avery D Faigenbaum
    Resumo: Esse estudo examinou o efeito agudo de um suplemento para a perda de peso no VO2, quociente respiratório, gasto calórico, frequência cardíaca e pressão arterial em indivíduos saudáveis e fisicamente ativos. Foi notada uma diferença de cerca de 30% no VO2 em relação ao grupo controle além de alterações no gasto calórico. Leia aqui o artigo completo.
  4. Artigo: Dietary supplement increases plasma norepinephrine, lipolysis, and metabolic rate in resistance trained men
    (Suplementos aumentam a nor-epinefrina, a lipólise e a taxa metabolic em homens treinados)
    Autores: Richard J Bloomer, Kelsey H Fisher-Wellman, Kelley G Hammond, Brian K Schilling, Adrianna A Weber and Bradford J Cole
    Resumo: O estudo mostrou um aumento de cerca de 30% no gasto calórico total, comparado com o grupo placebo, além de aumentos na pressão sistólica. Além disso, aumentos na nor-epinefrina plasmática, nos marcadores de lipólise e na taxa metabólica também foram observados. Leia aqui o artigo completo.
  5. Artigo: The acute effects of the thermogenic supplement Meltdown on energy expenditure, fat oxidation, and hemodynamic responses in young, healthy males
    (Efeitos agudos do suplemento Meltdown no gasto energetic, na oxidação de gorduras e nas respostas hemodinâmicas em homens jovens e saudáveis)
    Autores: Jean Jitomir, Erika Nassar, Julie Culbertson, Jen Moreillon, Thomas Buford, Geoffrey Hudson, Matt Cooke, Richard Kreider and Darryn S Willoughby
    Resumo: O protocolo desse estudo determinou que os participantes permanecessem uma hora em jejum, tomassem o suplemento ou um placebo, descansassem por uma hora, realizassem um teste máximo na esteira e depois outro teste uma hora depois. Os achados sugerem que esse suplemento aumenta a taxa metabólica basal e a oxidação de gorduras sem repostas hemodinâmicas adversas. Leia aqui o artigo completo.
  6. Artigo: Efficacy and safety of a popular thermogenic drink after 28 days of ingestion
    (Eficácia e segurança de um termogênico popular após 28 dias de uso)
    Autores: Michael D Roberts, Vincent J Dalbo, Scott E Hassell, Jeffrey R Stout and Chad M Kerksick
    Resumo: O objetivo desses estudo foi determiner se o consume de um termogênico por 28 dias afeta seus efeitos agudos na lipólise e na composição corporal e em marcadores químicos. As elevações nos valores de ácidos graxos livres e da taxa metabólica basal ainda eram evidentes após 28 dias, o que pode ter contribuído para a diminuição do percentual de gordura. Apesar disso, o uso prolongado não alterou os marcadores químicos avaliados. Leia aqui o artigo completo. 
  7. Artigo: Pre-workout consumption of Celsius® enhances the benefits of chronic exercise on body composition and cardiorespiratory fitness
    (Consumo do suplemento Celsius antes do exercício aumenta os benefícios do exercício crônico na composição corporal e na aptidão cardiorrespiratória)
    Autores: Jeffrey R Stout, Jordan R Moon, Sarah E Tobkin, Christopher M Lockwood, Abbie E Smith, Jennifer L Graef, Kristina L Kendall, Travis W Beck and Joel T Cramer
    Resumo: O objetivo desse estudo foi examinar os efeitos do suplemento Celsius combinado com um programa de exercícios de 10 semanas na composição corporal e na aptidão cardiorrespiratória. Os exercícios de musculação e aeróbios foram estabelecidos a partir das diretrizes do American College of Sports Medicine para adultos aparentemente saudáveis. Os resultados mostraram que a ingestão de uma única dose desse suplemento pode melhorar as adaptações positivas ao exercício crônico em relação aos parâmetros analisados. Leia aqui o artigo completo.
  8. Artigo: International Society of Sports Nutrition position stand: energy drinks
    (Posicionamento da International Society of Sports Nutrition sobre energéticos)
    Autores: Bill Campbell, Colin Wilborn, Paul La Bounty, Lem Taylor, Mike T Nelson, Mike Greenwood, Tim N Ziegenfuss, Hector L Lopez, Jay R Hoffman, Jeffrey R Stout, Stephen Schmitz, Rick Collins, Doug S Kalman, Jose Antonio and Richard B Kreider
    Resumo: Esse posicionamento é baseado numa análise crítica da literatura sobre a segurança e eficácia do uso de energéticos ou de termogênicos. Leia aqui o artigo completo.