balancaSegundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar do IBGE, realizada em 2013, detectou que emagrecer é preocupação de uma em cada três adolescentes brasileiras. Para isso, muitas delas, na idade entre 13 e 15 anos estão recorrendo a algumas práticas consideradas perigosas, como provocar vômito e usar laxantes. Dentre essas adolescentes, 6,4% já induziram o próprio vômito ou usaram laxantes. O percentual entre adolescentes do sexo masculino foi de 5,7%.

Provocar vômitos pode causar lesões no sistema digestivo, além de causar gastrite. O uso de laxantes leva à perda de cálcio e potássio e, como consequência, a doenças como anemia, arritmia cardíaca e osteoporose. Essa perda acontece porque a pessoa não absorve os nutrientes necessários advindos dos alimentos, podendo, inclusive, causar morte súbita.

anorexiaCasos assim, muitas vezes, estão ligados a distúrbios psicológicos como anorexia e bulimia. Uma das causas desses distúrbios é a massificação da mídia em torno de corpos magros e “sarados”, padrão de beleza no mundo atual. Apesar disso e, ainda segundo a pesquisa, mesmo com um patamar de 30% de meninas que lutam para emagrecer, o percentual das que se considera acima do peso é de, apenas, 19%. Entre os meninos, 21% querem emagrecer e 13% se consideram gordos.

Emagrecer é o objetivo principal relatado por quase 100% das pessoas que procuram uma academia de ginástica. Analisando-se o discurso das pessoas que fazem uma avaliação física antes de começarem um programa de exercícios – experiência pessoal à frente desse setor por quase 10 anos em uma academia – percebe-se que, na verdade, o emagrecimento fica relegado a segundo plano quando a autoestima delas começa a se elevar. Ou seja, o problema pode ser muito mais psicológico do que fisiológico.

Para se ter sucesso em um processo de emagrecimento, é necessário observar apenas uma coisa: o desequilíbrio da balança energética. Isso envolve dois fatores: ingerir menos e gastar mais calorias. Um tem a ver com a alimentação e outro tem a ver com a prática de atividades físicas. Ambos envolvem uma mudança no estilo de vida, levando a resultados satisfatórios ao longo do tempo. Para ajudar você a se (re)programar para o emagrecimento, listamos algumas dicas envolvendo alimentação e a prática de exercícios:

Faça, pelo menos, 6 refeições ao longo do dia. Isso mantém o corpo abastecido e você tende a comer menos durante as principais refeições. Esse é o primeiro passo para uma reeducação alimentar.

Esses são os principais passos que você deve dar em direção ao emagrecimento. Disciplina e força de vontade garantem os resultados!

Qual a sua estratégia para emagrecer?