O treinamento de força, também conhecido como musculação, é um método seguro e eficaz de condicionamento para crianças e adolescentes quando realizados em um ambiente seguro, com a técnica correta e com supervisão adequada de um profissional.
O treinamento de força para essa população pode melhorar a força e a resistência muscular, composição corporal (percentual de gordura x músculos), o perfil lipídico, a densidade óssea, o condicionamento cardiovascular e a saúde mental. Todos essas fatores ajudam a reduzir os riscos de lesões nas atividades esportivas e no lazer das crianças e adolescentes.
Todos os benefícios conseguidos por adultos praticantes de musculação podem ser conseguidos, também, por crianças e adolescentes que seguem padrões específicos para sua faixa etária.
A discussão acerca da periodização ou não do treinamento ser mais ou menos benéfica, ainda existem poucos estudos referentes a essa população, mas existe um consenso de que a treinamento periodizado traz mais ganhos do que o não periodizado.
Um estudo de 2013 do Steven Fleck traz luz a essa questão ao analisar os efeitos de um treinamento não periodizado versus um treinamento periodizado não linear na força, na potência e na flexibilidade de adolescentes.
Assinantes PREMIUM têm acesso ao artigo original! Quer ter acesso ao artigo completo?
Podem complementar a leitura com o artigo Publicado em Julho de 2013. Revista Adolesc. & Saúde – Treinamento de força muscular para crianças e adolescentes – benefícios ou malefícios?
Link direto: http://www.adolescenciaesaude.com/audiencia_pdf.asp?aid2=370&nomeArquivo=v10n2a08.pdf