A canelite é uma síndrome que acomete milhares de pessoas que buscam a prática de exercícios, principalmente se essa prática não for orientada por um profissional de Educação Física. A busca por resultados rápidos e a falta de preparo do corpo para as atividades são os maiores causadores dessa patologia. Existem duas formas básicas para você se preparar para as atividades que quer realizar: começar a praticá-las de forma menos intensa ou preparar a musculatura para suportar os esforços.
Se você já sente os sintomas da canelite, provavelmente começou uma atividade de forma muito intensa e sem preparo. Atualmente, as atividades que envolvem corrida ou caminhada muito rápida parecem ser os maiores causadores desse mal. Assim, vale a pena se preparar para essas atividades com sessões regulares de musculação; esse tipo de treinamento é conhecido como treinamento concorrente (aeróbio + musculação). Claro que se deve analisar quais são os objetivos de cada um para se ter um treino mais específico, mas se seu objetivo é prevenir ou melhorar os sintomas da canelite, siga nossas dicas:
QUER ACABAR COM A CANELITE E MELHORAR O CONDICIONAMENTO?
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES CLICANDO AQUI.
- Para iniciantes ou para quem está acometido de crise, deve-se estabelecer um marco zero.
- Faça, pelo menos, 2 sessões de musculação por semana para fortalecer o corpo como um todo, principalmente os membros inferiores.
- Alongue-se antes de começar a atividade.
- Comece com uma leve caminhada, o ideal é que se faça, no máximo 5Km em 1 hora. Essa distância pode ser dividida ao longo do dia e a velocidade é um pouco mais lenta do que você caminha no dia a dia.
- Depois de uma semana, diminua em cerca de 5 minutos esse tempo a cada dia, fazendo a mesma distância do percurso inicial.
- Na segunda semana, alterne 1 minuto de caminhada com 1 minuto de corrida bem leve.
- Na terceira semana, faça a mesma coisa em intervalos de 2 minutos.
- Na quarta semana, faça com intervalos de 3 minutos.
- A partir da 5ª semana, retome seus treinos e atividades normais. Não deixe de continuar as sessões de musculação! Se você pretende praticar corrida, seja com o objetivo de emagrecer ou de ter resultados nas provas de corrida de rua, o melhor é você ter um treinamento estruturado, que garantirá a você melhores resultados.
Siga essas nossa dicas e conte pra gente: os sintomas melhoram?