A atitude do dono de uma empresa de suplementos ao contratar um serviço para avaliar a qualidade dos suplementos alimentares nacionais gerou polêmica na internet recentemente. Mais de 50% dos produtos analisados estavam fora dos parâmetros divulgados nos rótulos e outros produtos ainda continuam a ser avaliados. Além disso, já começam a surgir laudos falsificados do laboratório MCassab, numa tentativa de desmoralizar o trabalho que vem sendo feito.
Qual o melhor whey protein?
Com a propaganda que é feita em torno dos suplementos, com homens e mulheres fortes e esbeltos, é impossível não se vender suplementos! Mas, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, os suplementos tipo whey protein, que são vendidos em pó ou em cápsulas e que são produzidos a partir do soro do leite, são considerados “alimentos para atletas”. E os estudos científicos são controversos, ou seja, alguns comprovam os benefícios desses produtos, outros não encontram resultados fidedignos. Apesar disso e da recomendação dos nutricionistas de que uma alimentação balanceada pode suprir as necessidades nutricionais de não-atletas, eles são fontes fáceis de nutrientes para quem quer ganhar massa muscular.
Não é possível frear essa demanda, até pelo efeito placebo que os produtos podem exercer. Mas eles podem funcionar, sim, desde que você seja bem orientado(a) por um profissional especializado – um(a) nutricionista. De qualquer maneira, e supondo que os rótulos dos produtos sejam a realidade de suas composições, seguem algumas dicas para você fazer uma boa compra:
- Consulte um(a) nutricionista para prescrição da melhor estratégia suplementar.
- O que serve para outras pessoas pode não servir para você.
- Procure uma boa orientação de alguém que entenda; de preferência, um(a) nutricionista.
- Custo-benefício: verifique os que têm mais proteínas e menos carboidratos pelo menor preço.
- Whey protein não precisa, necessariamente, ter 0% de carboidrato. Você precisa deles na sua dieta!
- Verifique a composição de acordo com o tamanho da porção. Alguns podem oferecer um percentual grande de proteína, mas a porção é bem maior que a de outros.
- Sim, whey protein engorda, se a ingestão de proteínas for superior a capacidade de absorção do seu organismo.
Uma boa dieta e treinamento de força intenso ainda são a melhor estratégia para a hipertrofia muscular, mas se você seguir essas recomendações, poderá experimentar os benefícios do whey protein.
Na sua opinião, qual o melhor whey protein?