Se você frequenta academia, já deve ter ouvido falar nomes de exercícios como tríceps no pulley, pulley pela frente, pulley costas e muitos outros. Mas, afinal, o que é pulley?

Você já deve ter reparado que os aparelhos de musculação têm, em sua estrutura, uns objetos redondos encaixados no meio do cabo de aço que liga o peso à barra onde você segura para executar o exercício. Essas peças são chamadas de pulley. O termo em inglês é bem mais comum quando se prescrevem os exercícios e a sua tradução é polia ou roldana. Sua função básica é mudar a direção da força que é aplicada, mas pode funcionar, também, para aumentar ou diminuir a resistência da carga levantada.

ação-das-poliasAs polias podem ser de dois tipos: fixa ou móvel. A polia fixa encontra-se presa à máquina e a polia móvel, de alguma forma, possui liberdade de movimento. Esse modelo, especificamente, pode aumentar ou diminuir a resistência oferecida pelo aparelho, dependendo do local onde é fixada.

Existem pessoas que preferem realizar exercícios nos aparelhos com roldanas e outras que preferem barras e pesos livres. A discussão é sempre em torno de qual deles é o melhor. Poderíamos dizer que a diferença primária entre os exercícios nos aparelhos e com barras/pesos livres é a dificuldade de execução por conta da necessidade de se trabalhar mais a propriocepção com os pesos livres e a barra. No mais, é o trabalho do professor de Educação Física prescrevendo o programa de treinamento e mesclando os dois tipos de exercícios para que os resultados possam ser otimizados.

Não vale a pena ficar fazendo contas nos aparelhos para saber exatamente qual a carga que você está levantando. Um bom parâmetro para observar sua evolução é o aumento da carga levantada: se isso acontece, é porque sua força está aumentando e provavelmente você estará acumulando mais massa muscular.

As polias são muito estudadas na análise biomecânica dos exercícios, como, por exemplo, no exercício de agachamento e essa análise é fundamental para a prescrição de treinamento otimizada para resultados eficientes.

Dúvidas sobre a biomecânica dos exercícios? Deixe nos comentários!