Se você frequenta academia, já deve ter ouvido falar nomes de exercícios como tríceps no pulley, pulley pela frente, pulley costas e muitos outros. Mas, afinal, o que é pulley?
Você já deve ter reparado que os aparelhos de musculação têm, em sua estrutura, uns objetos redondos encaixados no meio do cabo de aço que liga o peso à barra onde você segura para executar o exercício. Essas peças são chamadas de pulley. O termo em inglês é bem mais comum quando se prescrevem os exercícios e a sua tradução é polia ou roldana. Sua função básica é mudar a direção da força que é aplicada, mas pode funcionar, também, para aumentar ou diminuir a resistência da carga levantada.
As polias podem ser de dois tipos: fixa ou móvel. A polia fixa encontra-se presa à máquina e a polia móvel, de alguma forma, possui liberdade de movimento. Esse modelo, especificamente, pode aumentar ou diminuir a resistência oferecida pelo aparelho, dependendo do local onde é fixada.
Existem pessoas que preferem realizar exercícios nos aparelhos com roldanas e outras que preferem barras e pesos livres. A discussão é sempre em torno de qual deles é o melhor. Poderíamos dizer que a diferença primária entre os exercícios nos aparelhos e com barras/pesos livres é a dificuldade de execução por conta da necessidade de se trabalhar mais a propriocepção com os pesos livres e a barra. No mais, é o trabalho do professor de Educação Física prescrevendo o programa de treinamento e mesclando os dois tipos de exercícios para que os resultados possam ser otimizados.
Não vale a pena ficar fazendo contas nos aparelhos para saber exatamente qual a carga que você está levantando. Um bom parâmetro para observar sua evolução é o aumento da carga levantada: se isso acontece, é porque sua força está aumentando e provavelmente você estará acumulando mais massa muscular.
As polias são muito estudadas na análise biomecânica dos exercícios, como, por exemplo, no exercício de agachamento e essa análise é fundamental para a prescrição de treinamento otimizada para resultados eficientes.
Dúvidas sobre a biomecânica dos exercícios? Deixe nos comentários!
Perfeito, sou tecnico em mecanica industrial e praticante de musculação!
Vivo ouvindo pessoas falando que não gostão dos aparelhos pelka ação das polias dizendo que elas diminuem o peso e como na ilustração representa perfeitamente , isso não acontece nesse esquema!
Muito legal achei dahora gostei achei muito massa
Boa tarde Gostaria de saber se tem diferença no trabalho total como por exemplo trab de unilateralidade,diferença de forças. Caso eu use por exemplo uma carga total de 100kg no leg press…ao invés de usar 50 kg de cada lado eu usar 30kg (direito) e 70 kg de anilhas (esquerdo ) por exemplo.O trabalho seria o mesmo ou nao….obrigada
Porra, tava pesquisando aqui sobre polias, para eu trocar a que tenho no motor de minha serra de bancada, olha quem vejo RSSSSS. Seu Merda !!!
puxa vida hein?
só falta explicar q a água é molhada?
OLá, tem um erro conceitual nessa figura, como existe um ângulo entre o fio e o teto, é necessário fazer uma decomposição de forças para chegar ao valor da força de quem puxa. Então o valor puxado não fica exatamente metade do peso!
Entrei justamente para saber do calculo da diferença do peso com roldanas e tu me escreve toda uma enrolação pra dizer que “nao vale a pena calcular”??? Pra que escreveu tudo isso entao kk